OCT (TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA)

OCT CIRRUS 2.jpg

OCT PARA AVALIAÇÃO DE GLAUCOMA

É um protocolo específico do aparelho de Tomografia de Coerência Óptica (OCT) que realiza uma varredura na área dos nervos ópticos, capturando inúmeras medidas de cunho estrutural (da Cabeça do Nervo Óptico e da Camada de Fibras Nervosas). Ainda assim, apresenta a tecnologia GPA ("Guided Progression Analysis") que avalia a progressão estrutural de um glaucoma com visitas subsequentes.

Paralelamente, o aparelho realiza uma mensuração da Camada de Células Ganglionares da Retina na área macular, útil para avaliação de glaucomas precoces ou acompanhamento da progressão de casos muito avançados.

Nosso aparelho ainda conta com a tecnologia FastTrac®, que minimiza os artefatos de movimento dos olhos, contribuindo para uma captura mais confiável das imagens.

Dica: É um exame indolor, que utiliza laser para capturar as imagens do fundo do olho. Não é necessário pingar colírio, na maioria das vezes.

 

 

OCT DE MÁCULA

A Tomografia de Coerência Óptica (OCT) é o único exame propedêutico que consegue diferenciar em perfil as diversas camadas da retina, permitindo a caracterização da estrutura interna e sua relação entre as células.

Dispomos da OCT de Alta Resolução (Cirrus Zeiss), incluindo as seguintes tecnologias:

  •  FastTrac®: permite reduzir o artefato de movimento ocular, permitindo melhores resoluções e reprodutibilidade das imagens

  •  EDI ("Enhanced Dept Image"): análise mais detalhada da coróide (camada abaixo da retina) que facilita o diagnóstico de doenças relacionadas.

  •  HD line raster: cortes de alta resolução e de campo amplo, possibilitando melhor avaliação estrutural da mácula, imperceptíveis em aparelhos convencionais.

Indicação: Doenças da mácula como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), edema macular diabético, buraco de mácula, membrana epirretiniana, edema macular cistóide e tração vitreomacular).

Tempo de exame: entre 5 a 10 minutos, dependendo da colaboração do paciente.

Dicas:

  • Quando o exame é realizado isoladamente, pode-se ficar sem pingar colírio (sem dilatar os olhos). Em alguns casos pode ser necessário pingar.

  • Se você tem graus fortes nos óculos, informe à recepção.